A trajetória de Ricardo Dorneles Lopes vulgo Prego inicia-se em 1998 com a participação no grupo Conexão Black,onde fez parte de diversos eventos e trabalhos sociais, inclusive em sua comunidade ,de apresentações junto a grandes nomes da cena como Da Guedes, Racionais Mcs, Gigaboo e Ndee Naldinho.Grupo este que proporcionou participações importantes como uma coletânea da revista trip, abertura do show de Ndee Naldinho em Diadema SP . Participou também do grupo Resistência formado por Gibbs (atualmente Da Guedes) e Solo. Participaram do prêmio hutuz em 2004 com o Ep título O que será amanha com faixas produzidas por Nitro Di (Adversus), dj Martins, Dekebrada pelo selo independente APDUCORRE e também dividiram palco com grandes nomes como : Conexão do Morro, Realidade Cruel, Thaíde, Sabotage entre outros .
- Após essa caminhada de grandes experiencias surge a idéia de realizar seu primeiro trabalho solo.Trabalho este que colocaria para as ruas , suas idéias de forma explicita onde mostraria na prática o seu próprio pensamento, incluindo lembranças e histórias verídicas. Na busca de uma autenticidade bem brasileira durante 3 anos pesquisou, leu muito, buscou opiniões, incluiu um pouco de sua própria trajetória, colocando neste trabalho tudo o que viu, viveu e venceu. Relacionou uma época de sua vida onde se envolveu com drogas , torcidas organizadas e outros delitos. Este trabalho traduz exatamente o que Prego foi e o que se tornou ,mostrando para aqueles que não acreditam na transformação do ser humano que tudo pode acontecer.
- Após análise e observação constatou que hoje tudo gira em torno de menores de idade, crianças que por não terem assistência familiar e social, crescem a margem do abandono infiltrando-se em uma brecha que o estado esqueceu de fechar nascendo aí então “A MÀFIA DOS MENINOS” o que eram pra ser que seria apenas crianças não são. Hoje esses meninos disputam e agem como os adultos de outrora e aos poucos tomam conta da vida do crime, conforme observamos já se fala até em redução da maioridade penal.
- O objetivo principal desta obra que tem como cenário a Vila Bom Jesus localizada na zona leste da capital gaúcha é propagar a cultura de rua e contribuir para resgatar valores a tempos esquecidos.
- A MAFIA DOS MENINOS (ALBUM)
- Lançamento julho 2008
- Selos independentes : APDUCORRE E DEKEBRADA
- Produtores : Dj Madruga, Edinho Dekebrada,Sonic, M Beats e Dj L Jay
- Arranjos: Júnior
- Participações especiais : Função , B.O,Cris da bronze,Biju, Profeta,Baby boy,Gibbs,Adriano Vox,Zorel, moleques da Mathias,bonja e invasão
- Grupo Conexão Black - COLETANEA NAÇAO HIP HOP
- Música: A NOITE REVELA
- Gravadora RDS
- COLETANEA -PENTA BRASIL
- Gravadora : ST2
- Música :SAMBA FUNK DE LUXO
- Grupo RESISTÊNCIA-
- COLETANEA -PROGRAMA HIP HOP SUL
- Música: Opções de vida
- Gravadora: AGEVÊ Music
EP : O QUE SERA DO AMANHA?
Selo independente : APDUCORRE
- Selo independente :APDUCORRE E DEKEBRADA
- "DELEGACIA " e “AFU” Grupo Da Guedes
- " SOFRIMENTOS " Grupo RP3
- “CHINELAGEM NÃO CABE” Grupo Comando Preto
- “MOMENTO” Grupo Estado terminal
- Participação também em músicas de Banne Sd e Di Menor
- Cohab é só rap
- Lançamento do DVD Cohab é só rap
- Alvorada é só rap
- Semana do hip hop de Porto Alegre