terça-feira, 30 de setembro de 2008

MySpace estréia nos EUA loja com catálogo de grandes gravadoras

  • O site de relacionamentos MySpace lança nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (25), uma iniciativa anunciada em abril para a oferta de músicas -- pagas e gratuitas -- de grandes gravadoras. Sony BMG, Universal e Warner Music já faziam parte desse acordo, que teve recentemente a adesão da EMI e da The Orchard, voltada à música digital independente.

  • O serviço, que também será disponibilizado no Brasil em 2009, tem o objetivo de integrar comércio on-line de 100% do catálogo das gravadoras com as ferramentas de compartilhamento disponíveis na rede social. Assim, espera-se que o MySpace crie um concorrente de peso para a loja virtual iTunes, da Apple.

  • Com a estréia da novidade, os usuários poderão fazer o download pago de arquivos de MP3 sem proteção antipirataria (eles não limitam o número de cópias), ouvir canções gratuitamente no próprio site (como nas rádios on-line) e ainda controlar suas canções favoritas, organizando playlists. Tudo poderá ser acessado diretamente das páginas dos artistas ou encontrado via ferramenta de buscas, que foi aprimorada para o lançamento desse serviço.

  • Pago x gratuito

  • Os usuários poderão ouvir algumas músicas no formato streaming sem pagar por isso. “Com o catálogo que formamos em parceria com as maiores gravadoras do mercado fonográfico, haverá uma quantidade enorme de arquivos disponíveis gratuitamente para os membros do MySpace”, afirmou durante uma entrevista coletiva por telefone, do qual o G1 participou, Amit Kapur, diretor de operações do MySpace. Ele deixou claro, no entanto, que nem todas as canções poderão ser escutadas em streaming.

  • Como esse formato exige conexão à internet, os internautas que optarem por ele verão anúncios de empresas como McDonald´s, Toyota e Sony Pictures associados às músicas de sua escolha.

  • Se quiserem comprar os arquivos, para então poder transferi-los para seus tocadores portáteis, os usuários do MySpace usarão a solução de comércio eletrônico do site Amazon, que cobra a partir de US$ 0,79 por canção.

  • “Essa é a primeira fase de um projeto que promete ser revolucionário. Somos a maior comunidade on-line de música e construiremos o maior catálogo de música digital do mundo, além de oferecermos conteúdo de vídeo”, afirmou o co-fundador e diretor-executivo do MySpace, Chris DeWolfe, durante a conferência desta quinta. Segundo DeWolfe, 70 pessoas trabalham atualmente nesse projeto, que deve ter uma equipe com 200 funcionários nos próximos meses. “Nosso objetivo é oferecer todas as músicas disponíveis para todos os territórios.”

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