A banda Udi e a Geral foi formada em 2004, no bairro Restinga, periferia de Porto Alegre. Composta pelo cantor e compositor Udi Fagundes, Patrick Thomazini no baixo, Celso Thomazini na bateria, Diego Lima no sax, Felipe Dias no teclado e pelos percussionistas Jota Junior e Rafael du Vale, a banda participou, neste mesmo ano, do Fórum Social Mundial e do Festival das Artes da Universidade do Rio de Janeiro com a música Samba Para el Mundo, com influências de Mano Chao e Chico Sciense.
Em 2005 gravou a música Batucada que conquistou o circuito underground no Brasil, na Argentina, no México e no Chile, foi quando surgiu o primeiro convite para animar o Carnaval da Praia do Rosa SC. No verão de 2006 a música La Buena Negra virou o hits do litoral catarinense, e a banda Udi e a Geral a mais requisitada do cenário pop gaúcho. Ainda em 2006 o grupo embarca para uma turnê de dois meses na Argentina.
Em 2007 a banda produz um clipe independente e concorre ao 15º Gramado Cine Vídeo, um dos mais importantes festivais vídeográficos do cenário brasileiro e latino, na categoria de melhor vídeo independente brasileiro. O clipe da música Pedra retrata a realidade das drogas, desigualdade social e a vontade de vencer na vida, em contraste com o cotidiano da juventude na periferia gaúcha.
A banda lançou seu primeiro CD, produzido em parceria com o DJ Pierre da França, no teatro São Pedro RS, em dezembro de 2007. Com 13 músicas próprias e uma regravação de Bicho do Coco, do Manu Chao. O CD é uma mistura de ritmos e influências: samba-rock, maracatu, reggae, black music, sons africanos, brasileiros, música latina e outros grooves. O grupo se classifica como uma banda de wolrd music, com uma forte influência de Bob Marley e de brasileiros como: Jorge Bem Jor, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
- Samba Para El Mundo
- Batucada
- La Buena Negra
- Samba Base
- Culpa Do Dj
- Pedra
- texto: Site da Banda
- http://www.oinovosom.com.br/udieageral
- Contatos para shows: (21) 9153-2156

