domingo, 6 de janeiro de 2008

Alessandrobuzo@terra.com.br 100 Maiores discos da Musica Brasileira

  • No mês de outubro de 2007, a Revista Rolling Stone numero 13, trouxe uma eleição feita com 60 jornalistas. OS 100 MAIORES DISCOS DA MUSICA BRASILEIRA. Onde será que o nosso Rap Nacional entrou nessa pesquisa ? Quantos discos de RAP teriam entre os 100 Maiores da História ? Numa lista que tinha nomes consagrados, alguns com mais de um album entre os dez, cito Cartola, Tim Maia, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Velloso, Jorge Ben Jor, Roberto Carlos, uma trupe do rock brazuca como Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso entre outros. Encontrei na lista inclusive 3 discos que tive na minha adolescência ainda em LP, o saudoso Vinil, no tempo em que eu ainda não era digamos politizado.São eles..............As Aventuras da Blitz da banda BLITZ, Nós Vamos Invadir Sua Praia do Ultraje a Rigor e Revolução Por Minuto do RPM. Lembrei até da infancia, as primeiras namoradas, as primeiras baladas, os meninos curtiam os discos que citei, as meninas MENUDO. Mas voltemos a pergunta inicial ? Dos 100 Melhores Discos, quantos eram de RAP ? Respondo: - Apenas Dois. Sobrevivendo no Inferno e Nada Como Um Dia Após o Outro Dia, ambos dos Racionais Mcs. Porque tão poucos ?
  • Porque só Racionais, mesmo eles sendo merecedores ? Os dois discos merecem mesmo estar na lista, mas ainda assim acho que outros albuns poderiam ser lembrados..........Thaide & DJHum, Rappin Hood, GOG, MV Bill, só para citar alguns nomes que pensei, RAP É COMPROMISSO do Sabotage tinha que estar. Mas sabe porque só tem Racionais ?
  • para grande midia, só interessa os Racionais, o Mano Brown, ignoram o Movimento como um todo, talvez inveja que nenhum movimento vindo da elite dure mais de 20 anos como o Hip Hop, ainda é grande o preconceito da Midia para musica vinda dos guetos.Mas no cinema, na literatura, cada vez tem mais periferia e o rap vai junto, queiram ou não. Nós que fazemos parte do Hip Hop, temos que se ligar, se unir e contra-atacar.
  • atacados somos sempre, ou não lembram a virada cultural, em que a PM e a imprensa tentaram denegrir o nome dos Racionais e junto do RAP em geral, mas o tempo é rei.O Rap fala muito de união, mas não vemos essa união no dia a dia, falta uma rede de alto ajuda, cada um valorizar o trampo dos outros manos.Não vemos rappers em eventos, a não ser que eles estejam ali para se apresentar, quantos depois de cantar não saem fora, não valorizam o proximo.
  • Sem falar dos que não são no dia a dia o que cantam nas letras, mas ai cada um cada um, quem vai cobrar um dia é as ruas, tá todo mundo de olho.Eu não vejo fita dominada, pouco mais de 10 grupos vivem do Rap sobrevivem só da musica. Muitos não tem uma organização, alguém que cuide de seu grupo, seus shows, que possam responder rápido um contratante, mandando fotos e release do grupo. Estava ouvindo o KL Jay no disco KL JAY NA BATIDA e ele diz: - Você atende aquele seu fã mais humilde ? Você da atenção..................pense bem.
  • Eu me senti orgulhoso de como escritor atender qualquer pessoa que se enteresse de alguma forma pelo meu trabalho, seja por email ou na rua. Porque a unica rádio aberta que toca Rap é tão criticada pelo movimento, porque cobra jabá de 5 mil, vai dizer quase 100% dos manos, mas e as outras que não tocam Rap, não cobram também ? Será que não deviamos lutar por uma rádio nossa, 24 horas de Rap.
  • Qual as saídas ?Disponibilizar na internet ? Ou o que mais podemos fazer a respeito ?Será que não tinhamos que sentar para discutir isso ? Na cidade que é o berço do Hip Hop nacional, onde se encontra a maioria dos grupos com CDs lançados, só uma rádio tocar Rap é pouco demais, não pode continuar assim.
  • Qual o unico jornal especializado em Rap ? ESTAÇÃO HIP HOP ? Quanto tempo não sai ? O grande Adunias da Luz não consegue manter pelo menos mensal. Porque os manos do movimento não compram (R$ 1,50) e ainda falam mal. Porque não temos outros jornais, porque os grandes (FOLHA, ESTADÃO, JT, DIÁRIO, AGORA) falam tão pouco do nosso movimento, cobrem uma ou outra coisa esporadicamente.Vamos perguntar pra eles diretamente ? Qualquer um daria primeira pagina pro Mano Brown, é ai ? Cadê o restante do movimento ? Eles não enxergam ou não se enteressam ? O mesmo acontece com revistas, a própria Rolling Stone, Trip, Brasileiros, In-Veja etc........qualquer uma daria capa pro Brown, ou não ?Mas e o restante do movimento, não tem nada a dizer.
  • Nossa unica revista acabou oficialmente, a Rap Brasil não sai mais pela Escala, porque vende menos que a Rap News (internacional) e a Graffite, ainda bem que a equipe da Rap Brasil estará a frente da Revista Hip Hop que sai agora em janeiro a numero 1, mas mesmo assim, uma revista só é pouco para o movimento, tinha que ter outras, mas os manos também tem que comprar, porque senão a editora capitalista corta, sem dó e sem dor.Eles só pensam em numeros.
  • Os manos e as minas não estão consumindo produtos do movimento (CD original), jornais, revistas.........ai fica dificil para todos, grupos principalmente, lojistas, midia interna. Não tem fita dominada nenhuma e a cada dia temos menos veiculos para falar de nós, do Hip Hop num todo, com isso menos shows acontecendo.passou da hora de nos unirmos de fato, o funk carioca já invadiu as favelas de São Paulo e tá tirando o jovem do Rap. Não vamos fazer nada para mudar esse cenário ?
  • Vamos esperar não ter uma rádio, um jornal, uma revista, para ai reagir ? Não. A hora é agora, 2008 negô, tá no ar, vamos nos unir e contra atacar. Não tenho todas as respostas e nem pretendo ter, temos que achar as respostas e soluções juntos. Temos que consumir nossos produtos. Ou a cada dia vai ficar mais dificil, o cerco vai se fechar mais ainda. Onde iremos parar ?
  • Eu amo o Hip Hop e quero ver ele no auge, com varias rádios, jornais, revistas, shows. Por isso esse texto, tô botando minha cara pra bater, pra dizer que não tem fita nenhuma dominada. Temos é que nos unir e lutar. Em prol do Movimento Hop Hop, podemos contar com você nessa luta ?
  • fonte : rap nacional

diboahiphop © 2008 Por *Templates para Você*